O Desafio da Diversidade



Vivemos em um mundo no qual a pluralidade é cada vez maior e o respeito a essa diversidade é cobrado pela sociedade. Seja no meio político, cultural ou empresarial, cresce a cobrança por um processo de inclusão que diminua as barreiras étnicas, de gênero, culturais,  de orientação sexual, de pensamento, entre outras. Essa é, sem dúvida, uma necessidade. Diversos grupos permaneceram durante séculos com pouca ou nenhuma representatividade social e hoje exigem uma revisão no status quo.

Muitos são os benefícios trazidos pela convivência entre diferentes. Somente quando incluímos diferentes visões de realidade, oriundas de histórias de vida diversas, podemos obter uma leitura mais ampla da realidade. Essa leitura auxilia no processo de construção de alternativas para melhoria da vida de muitos. Em um mundo que valoriza a inovação, dificilmente esse ideal será alcançado sem que grupos completamente diferentes sejam considerados.

Se considerarmos o plano empresarial, essa realidade fica ainda mais clara. Um mercado extremamente competitivo como o que vivenciamos exige um entendimento amplo sobre as necessidades dos diferentes grupos de clientes para poder atendê-los de maneira mais efetiva. Esse entendimento resulta de uma aproximação sem precedentes entre empresa e clientes, onde o conhecimento da realidade vivenciada por determinado grupo pode estar presente no quadro de colaboradores da empresa. É muito mais do que qualquer pesquisa de mercado pode fazer.


Porém, se a diversidade é base para um ambiente empresarial mais inovador, da mesma forma apresenta um grande desafio. Existe uma dificuldade profunda em criar laços entre pessoas com perfis muito distintos. E mesmo gerar consensos puramente profissionais não é um trabalho trivial. Construir uma cultura de diálogo entre os diferentes demanda um investimento de energia pessoal e investimentos financeiros pela empresa, principalmente no desenvolvimento das capacidades socioemocionais dos colaboradores. Esse investimento impacta não somente no trabalho entre diferentes, mas diversos outros aspectos empresariais que trataremos nas próximas postagens.

Comentários

Postagens mais visitadas