Preparando um líder para a diversidade
No post da semana passada, falei
sobre a dificuldade de lidar com a diversidade, sendo ela expressa em qualquer
um de seus formatos: gênero, étnica, direcionamento sexual, pensamento, etc.
Apesar da dificuldade de lidar com as diferenças, não existe outro caminho para
o profissional que deseje ocupar uma posição de liderança dentro de uma
organização. As mudanças sociais e tecnológicas semearam um ambiente múltiplo,
no qual padrões claros estão sendo substituídos por diferentes visões de mundo
construídas pela leitura individual das informações disponíveis em enorme
quantidade. Hoje, cada pessoa possui crenças e opiniões diversificadas dos
demais, construindo uma sociedade do diferente.
Frente a essa realidade, como preparar as lideranças para
que criem um ambiente produtivo e harmonioso, mesmo diante de tantas diferenças?
Para dar uma resposta, recorro aos quatro grupos de competências estabelecidos
pela educação socioemocional: conhecimento de si mesmo e o outro, atitudes e
valores positivos, tomada de decisão responsável e habilidades de interação
social.
O conhecimento de si mesmo e do outro envolve o
reconhecimento dos seus próprios sentimentos e, posteriormente, a capacidade de
lidar e gerenciar esses sentimentos. Talvez seja o maior de todos os desafios a
fim de desenvolver uma inteligência mais ampla, uma vez que exige a capacidade de
prestar atenção em si mesmo e de utilizar as opiniões daqueles que nos conhecem
para entendermos como reagimos a cada situação da vida e, especificamente, do
nosso trabalho. Essa competência serve de base para o desenvolvimento da
empatia, que vem sendo muito falada no mundo dos negócios, isto é, a capacidade
de perceber a perspectiva do outro.
A atitude e valores positivos tem ligação direta com o
respeito que temos pelo outro e por suas realidades individuais. Esse respeito
só é possível quando desenvolvemos nossa capacidade de empatizar e serve como
alicerce para o convívio com o diferente. Uma vez que temos entendimento das
nossas emoções e das emoções dos demais, o que oferece a oportunidade de um
relacionamento respeitoso, estamos prontos para tomar decisões que levem em
consideração tanto os objetivos traçados quanto as pessoas envolvidas.
Finalizando essa trilha de desenvolvimento, implementar uma decisão demanda a
capacidade de comunicar, negociar, cooperar e buscar ajuda, quando necessário.
Durante as próximas semanas iremos discutir com mais detalhes cada um desses
grupos de competências e como desenvolvê-los.
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